domingo, 13 de janeiro de 2013

SETUR homenageia criação de Edson Rontani no Carnaval 2013

A secretarária municipal de Turismo de Piracicaba, Rose Massaruto, e o desenho de Edson Rontani ao fundo

O tema do Carnaval 2013, “Nhô Quim cai no samba”, é uma homenagem ao centenário do Esporte Clube XV de Novembro, comemorado neste ano. Nhô Quim foi o escolhido para representar o esquadrão piracicabano por ser seu mais ilustre torcedor, popularizado pelo desenhista Edson Rontani em seus quadrinhos e consagrado junto à comunidade. A proposta foi da prefeitura e marca o início dos festejos referente à data, que devem se destaca no calendário municipal deste ano.
 
Segundo a secretária de Turismo, Rose Massarutto, responsável pela pasta que realiza o Carnaval, a escolha do mascote é uma proposta da Setur, que sempre trabalha com referências históricas, como símbolos, datas e personalidades da cidade, que valem a pena ser relembradas nos dias da festa do Momo, “como é o caso do Nhô Quim, que está incorporado à cultura local”.
 
Nesta semana, do dia 7, iniciou a contagem regressiva para a festa, que será aberta oficialmente no dia 25 de janeiro, com a escolha da Realeza (Rei Momo, rainha e duas princesas), a partir das 20 horas, no Engenho Central. O prêmio ao vencedor a rei e a rainha será de R$ 1.500. As princesas receberão R$ 900 cada.
 
O concurso será na parte do fundo do teatro do engenho Erotides de Campos, com abertura de frente para o Armazém 14, onde as escolas de samba estarão presentes com suas barracas de comes e bebes. O desfile será em passarela coberta e contará ainda com a apresentação das baterias das escolas e o show de Juca Ferreira e Banda. Estão inscritas 17 candidatas a rainha e 8 a rei, indicados pelas escolas e blocos. O juri será composto por jornalistas e autoridades.
 
Desfile
As escolas de samba estão em fase final de confecção das fantasias e dos carros alegóricos. O desfile na avenida Armando Sales de Oliveira, que este ano acontece no sábado, 9 de fevereiro, a partir das 19 horas, será aberto pela Realeza, seguindo o roteiro tradicional. Na sequência, se apresentarão a pleiteante Acadêmicos do Caxambu e o grupo de acesso, formado pela Unidos da Zona Leste, Pérola Negra e Estrela de Prata, nesta ordem. A parte alta do desfile, quando o grupo especial começa a entrar na avenida, será comandada pela Caxangá, Ekyperalta e Amigos da Rua do Porto, que encerra a noite.
 
O tema da Acadêmicos vai na linha oficial, de homenagear o XV: “Quinzão do coração, 100 anos de tradição”.
 
Blocos
 
O Bloco da Sapucaia desce a rua Moraes Barros até a rua Santa Cruz na contramão no dia 2. O esquenta será na praça Bonga e Daniel, atrás do Campo do XV, a partir das 14 horas, com show da banda Bafo de Onça. É o primeiro bloco a reunir grande público para o tradicional desfile, previsto para as 17h30. Na volta pela Prudente de Moraes, os foliões retornam à praça e invadem a noite (até às 22 horas) com o retorno da Bafo de Onça ao palco. No ano passado, 35 mil pessoas participaram do bloco.

PROGRAMAÇÃO DO CARNAVAL 2013
Dia 25 de janeiro de 2013
ESCOLHA DA REALEZA
Horário: 20h00 - Local: Teatro – Engenho Central
BANDA DA SAPUCAIA
Dia 02/02/2013 – Sábado, com esquenta a partir das 15 horas
Local: Praça Bonga e Daniel, atrás do campo do XV.
 
Dia 09/02/2013 – Sábado
DESFILE DO BLOCO DO MESTRE AMBRÓSIO
Horário: 15 horas
Saída: Praça da Boyes
Chegada: Largo dos Pescadores

Nenhum comentário:

Postar um comentário