sábado, 19 de março de 2016

Mestre do Quadrinho Nacional


   Edson Rontani foi um dos premiados no 17°. Troféu Angelo Agostini, entregue em 2001 pela Associação Quadrinistras e Caricaturistas do Estado de São Paulo. Ele dividiu a premiação de Mestre do Quadrinho Nacional com Ivan Watsh Rodrigues e Roberto Canini (Pancada, Pasquim e Zé Carioca), monstros sagrados do quadrinho nacional. Na ocasião, o desenhista Érico San Juan representou a família de Rontani.

   O Prêmio Angelo Agostini é uma das mais tradicionais premiações de arte seqüencial realizada no Brasil. Criado e organizado pela Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo (AQC - ESP), o Prêmio tem como objetivo “o resgate e a referência aos grandes artistas do quadrinho nacional”.

   O nome do prêmio é em homenagem a Angelo Agostini, criador da primeira história em quadrinhos brasileira ("As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de Uma Viagem à Corte", que começou a ser publicada em 30 de janeiro de 1869).

   Inicialmente, o prêmio visava destacar profissionais que estivessem ligados aos quadrinhos nacionais por, pelo menos, vinte e cinco anos (denominados “Mestres do Quadrinho Nacional”). Depois, ampliou-se a premiação para os melhores trabalhos do ano anterior. Hoje em dia, ainda existe premiação para produção alternativa, através dos fanzines.

Nenhum comentário:

Postar um comentário